Arte & Louis Vuitton

29 jun

Conhecida por sua obsessão por padrões circulares “polka-dots” e símbolos fálicos, a obra de Yayoi Kusama é inconfundível e extremamente auto-referencial.  Prestes á completar 83 anos, continua ativa, inspiradora e com uma energia infinita.  O que levou Marc Jacobs a propor uma fusão entre o universo das artes plásticas e a moda.  

A partir de julho, Kusama terá sua arte estampada na Louis Vuitton. A coleção, chamada de “Infinitely Kusama“, trará roupas, bolsas, sapatos e acessórios com a icônica estampa de bolinhas, característica de suas obras.

Kusama foi uma das primeiras artistas a posar nua por meio de sua arte. Promoveu a liberação sexual da mulher e a beleza de seu corpo; seguido por uma geração de artistas mulheres.  Uma forma de discursar sobre a identidade feminina reprimida, sobretudo, a oriental.

Enquanto escrevo esse post penso em: identidade feminina, arte, moda, ícone, signo, símbolo… Imagino que uma breve análise das obras de Yayoi, juntamente com aspectos da vida e da cultura da artista, resultaria no mínimo num maravilhoso estudo sob o prisma da semiótica, da psicanálise e da filosofia. 

Uma das obras de Yayoi , Narcissus Garden, originalmente apresentada em 1966 para uma participação extra-oficial da artista na 33ª Bienal de Veneza, está instalada no Brasil, no Instituto de Arte Contemporânea, em Inhotim, Minas Gerais.   A nova versão da obra, evocando o mito de Narciso, que se encanta pela própria imagem projetada na superfície da água, reúne 500 esferas de aço inoxidável que flutuam sobre o espelho d’água criando formas que se diluem ou se condensam de acordo com o vento e outros fatores externos.  

Para os apreciadores de arte, Inhotim é maravilhoso.  Escrevi, um post há algum tempo sobre esse espaço, onde a arte estabelece um diálogo com a paisagem e a arquitetura do lugar.   Vale a pena ler

Instituto de Arte Contemporânea: Instalação “Narcisus Garden”

Yayoi Kusama

Asista o vídeo: Marc Jacobs e Yayoi Kusama

Foto: reprodução Louis Vuitton

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: