A menina que silenciou o mundo…

2 maio

Severn Suzuki

Com a proximidade da Rio+20 vale lembrar que há 20 anos, um discurso histórico, pronunciado por uma garota canadense de apenas de 12 anos, silenciou o mundo…

Em 1992, representantes de quase todos os países reuniram-se na Eco 92, a fim de encontrar uma solução para diminuir a degradação ambiental e preservar a existência de outras gerações; introduzindo a idéia do desenvolvimento sustentável e um modelo de crescimento enconômico, menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Aliás, o termo “sustentável” tornou-se conhecido ali, na histórica conferência que consolidou o ativismo ambiental. Progressivamente levando às pessoas conceitos como: biodiversidade e mudanças climáticas.

Assista ao pronunciamento emocionante e atual de Severn Suzuki, nesse vídeo histórico (Eco 92).

Severn Suzuki hoje com 33 anos, continua fazendo diferença no mundo.  É ativista ambiental, dirige a Fundação David Suzuki no Canadá criada por seu pai, para alertar sobre questões ambientais como o aquecimento global. Formada em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Yale, EUA, ela viaja pelo mundo em expedições científicas e dando palestrante, além de desenvolver projetos ambientais. Foi membro do Painel Especial de Aconselhamento de Kofi Annan – Presidente da ONU

Rio+20

Nesse ano o Brasil sedia a Rio+20: Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável que acontecerá em Junho. Os temas são: (1) Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza; (2) Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras; (3) Desemprego, trabalho decente e migrações; (4) A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo; (5) Florestas; (6) Segurança alimentar e nutricional; (7) Energia sustentável para todos; (8) Água; (9) Cidades sustentáveis e inovação; e (10) Oceanos.

Severn Suzuki destaca a importância da responsabilidade compartilhada:

Durante todos estes anos que se passaram desde a Conferência do Rio, aprendi que dirigirmo-nos aos nossos líderes não é o suficiente, pois não estamos limpando o que sujamos. Não estamos pagando o preço do nosso estilo de vida. Tal como Gandhi disse muitos anos antes, “temos de nos tornar a mudança que queremos ver acontecer“. Uma verdadeira mudança ambiental depende de nós. Não podemos esperar pelos nossos líderes. Temos que nos focar no que são as nossas responsabilidades e em como podemos provocar estas alterações”- Severn Suzuki

 

Anúncios

Uma resposta to “A menina que silenciou o mundo…”

  1. Renata Chaim maio 2, 2012 às 15:11 #

    É sempre bom pensar e agir a favor do mundo, do planeta, pois ele somos nós, o futuro de nossa espécie depende de hoje. Pense e faça…realize.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: