Looks ou Personalidade?

9 dez

As roupas não devem refletir a moda, mas sim o que a mulher é: a sua personalidade!

Parecer externamente o que de fato se é internamente, é um exercício diário de auto-conhecimento.  Encontrar o elemento ou o conjunto que se adapte ao nosso modo e forma de ser, gostos e desejos é um processo de renovação constante e diário na busca por um estilo próprio.  Essa não é uma das tarefas mais simples.

Cada um tem uma relação única consigo próprio.  Aprender a aceitar-se e a sentir-se à vontade com a aparência que temos é requisito indispensável para o caminho de conhecer a si próprio, da evolução pessoal, que é lenta e profunda.  Nossa personalidade vai sendo lapidada na medida em que formos nos conhecendo melhor: nossas habilidades e inabilidades; nossas qualidades e imperfeições… É um processo contínuo de descoberta durante a vida.

Da pré-adolescência à adolescência as meninas se permitem experimentar e usar quase tudo, pois estão vivendo esse processo de se conhecer.  Acho uma injustiça algumas mães criticarem as filhas pelo modo como elas se vestem.  Essas adolescentes estão descobrindo sua personalidade por meio desse processo; aquilo que combina com quem são.  Interromper isso é não permitir que elas expressem sua personalidade.

Já notou como se vestem as pessoas alegres, abertas, as seguras e de bem com a vida?  Certamente, veremos leveza e cor nesse estilo.  Mas e as pessoas amargas, inseguras ou as fechadas?   Muito provavelmente, esse estilo tenderá para a sobriedade excessiva e constante.

Com auto-estima e confiança, podemos reforçar os aspectos da nossa personalidade: a sensualidade, a descontração, a seriedade vestindo aquilo que irá agregar valor ao nosso eu mais autêntico.

Portar uma marca de grife muito ostensiva na roupa, como alguns apresentadores de TV usam, por exemplo, um jacaré, um brasão, uma logo marca, qual a mensagem implícita?

Do ponto de vista sociológico, é muito claro que a grife serve como uma âncora de inclusão e projeção social, econômica e identitária. 

Esse “Look” não seria a própria negação da personalidade?

* imagem: 5 inch and up

2 Respostas to “Looks ou Personalidade?”

  1. Adriana Marchi dezembro 15, 2011 às 12:32 #

    Realmente a roupa reflete e dá o seu recado, eu me vejo de tantas formas…
    Tenho dias mais alegres e despojados e aqueles em que o objetivo é ficar invisível !!
    Me divirto e monto minhas personagens conforme meu estado de espírito, mas tem uma coisa, todos os meus looks são a minha cara, só uso o que minha alma permite.

    • Cristina Cipolla dezembro 15, 2011 às 16:15 #

      “Só uso o que minha alma permite”, lindo e verdadeiro!
      Adri, vestir aquilo que realmente tem a ver com o que verdadeiramente somos + conforto, quer coisa melhor?
      beijo grande
      Cris

Deixe um comentário

