O homem no divã

5 dez

Os homens estão passando por um momento de transição, experimentando novos papéis.  Já faz algum tempo, mas os sintomas estão se agravando.  Podemos constatar essa mudança na literatura, no cinema e nas artes… transformações profundas que nos incitam a refletir sobre esses novos valores.

Os homens estão um tanto deslocados, afinal: qual o papel do homem na atualidade? Grande parte dos valores viris do passado, estão desaparecendo progressivamente.  A figura do machão, que era acusado de oprimir as mulheres e ditar regras está tendo que aprender a lidar com um novo status e compromissos, que até então eram exclusivos das mulheres. O cotidiano deles ficou mais parecido com o nosso, são mais companheiros, dividem encargos.  Também relacionam-se melhor com eles próprios, pensam com o coração, cuidam do mental e emocional; estão mais intuitivos e flexíveis.

Ao mesmo tempo em que as mulheres tornaram-se provedoras, pró-ativas e competitivas, os homens estão experimentando se afastar um pouco desse lugar de potência.  Tornando-se cada vez mais caseiros, estão descobrindo o prazer e o privilégio que é cuidar e educar os filhos.  Cozinhar, virou um programa, além de ferramenta de sedução, e cuidar da aparência, uma necessidade saudável, porque não? Eles vão à academia, procuram manter uma alimentação saudável, usam cremes, cuidam dos cabelos e unhas e estão atentos às últimas tendências de moda.  Metrossexual?  Uns acreditam que “o metrossexual (sujeito maníaco por sua aparência) é uma categoria de consumo inventada pela mídia”, outros que “é puro regionalismo”.  O fato é, independente de qualquer coisa, está acontecendo uma verdadeira reviravolta no universo masculino, vocês concordam?

Eu pessoalmente acredito que essa “troca de papéis” não representa necessariamente a desistência da força e da coragem que os homens sempre sustentaram.  Mas sim, uma constante evolução, e que certamente, contribuirá para a “construção desse novo gênero”, fazendo com que o masculino se aproxime cada vez mais da sua verdadeira essência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: