Permita-se pequenos prazeres!

19 set

Você é daquelas que acorda correndo para trabalhar, mal consegue tempo para tomar o café da manhã e, muito menos conversar com os filhos antes de eles saírem para a escola?   Então esse post é para você!

Quando se leva uma vida corrida, tempo é justamente o que falta, não é mesmo?  Tempo para se cuidar, tempo para se equilibrar, tempo para assimilar experiências.   Vivemos em uma sociedade em que as pessoas correm alucinadamente atrás de vitórias; as prioridades passam a ser: produzir, trabalhar, ganhar tudo agora, não amanhã.  Entretanto, é humanamente impossível estar “on” o tempo todo.  Precisamos reservar um tempo só nosso.  Ser pró-ativo e bem sucedido nos tempos de hoje, não basta.   É preciso encontrar o equilíbrio que falta em nossas vidas.

Que tal começar agora, repensar sua agenda e retomar o prazer pelas coisas mais simples da vida?  Não será preciso ir muito longe, nem mudar sua agenda radicalmente ou trocar de emprego.  É muito mais simples do que parece.

Quando trabalhei para uma grande empresa espanhola, tempo era um luxo para mim.  Vivi o conflito de muitas mulheres da atualidade: pouquíssimo tempo para os filhos e nenhum para mim.  Minha vida resumia-se a: trabalhar, pagar as contas e dormir, para no dia seguinte trabalhar novamente. 

Contudo, aprendi que prioridades erradas trazem desequilíbrio para o nosso corpo, e então vem o desconforto e a insatisfação pessoal.  Porém, se olharmos com lentes de aumento para esse cenário, perceberemos que a intenção principal da falta de harmonia é na verdade um “wake up call”.  A ferramenta necessária para a busca do equilíbrio e do auto-conhecimento. 

Se naquele momento, minha condição de vida não me permitia mudar de emprego, era preciso encontrar uma nova maneira de trazer pequenos prazeres para o meu dia-a-dia.  Foi necessário ajustar minha agenda e buscar alternativas a fim de encontrar em alguma atividade a minha “válvula de escape”.   

Um pouco de prazer nos ajuda a ganhar forças, para viver uma vida feliz e mais prazerosa… Buscar alegria nas pequenas (e belas) coisas, é assim que realmente podemos trazer o equilíbrio para nossas vidas.

Nessa mesma época, eu morava perto do Jockey Club de São Paulo.  Então, uni minha paixão por cavalos à breves passeios à pé por entre belas paisagens.  Enquanto caminhava, observava os animais sendo tratados e aos poucos ia encontrando minha paz interior.  Cozinhar também me trouxe enorme prazer.  Descobrir novas receitas e prepará-las em companhia dos meus filhotes, era absolutamente mágico.

Há quanto tempo você não come um brigadeiro na panela?  Cozinhar, além de ser uma ótima distração, relaxa e faz bem para os sentidos.

Porque será que somos tão resistentes à idéia de nos recompensarmos?  Estamos tão acostumados ao stress do dia a dia, que ficamos receosos em fazer uma mudança saudável em nossa vida, para aliviar a tensão.  

Permita-se pequenas recompensas.  Não é preciso gastar.  Assim, a vida tende a ficar mais leve e gostosa.     

Dicas: tomar sol, andar descalça, abraçar os filhos, conversar com o marido/namorado, sair com uma amiga, cozinhar, preparar um jantar especial para você, cuidar da pele, tomar um sorvete, ouvir uma música, ir ao parque, meditar, dançar, criar um jantar romântico…

E então, quais são as pequenas coisas que te dão prazer?

Poderá gostar também de:

Banho de Harmonia & Bem-estar

2 Respostas to “Permita-se pequenos prazeres!”

  1. Isah setembro 19, 2011 às 17:41 #

    Nossa realmente acho q todo mundo tah precisando mesmo parar pra relaxar! O mundo nao para!

    • Cristina Cipolla setembro 20, 2011 às 15:02 #

      Isah querida!
      Se aprendermos a respeitar nossos limites físicos, dando uma pequena pausa com qualidade, seremos muito mais produtivos em qualquer atividade que tivermos.
      É como respirar profundamente…e então, seguir em frente!
      Beijo!
      Cris

Deixe um comentário

