Redes Sociais: Quem sou eu? Quem é você?

26 ago

As redes sociais tornaram-se lugar de encontro virtual.  Espaço para encontrar velhos amigos e conhecer novos, independente de localização.   É incrível como podemos superar distâncias e manter contato com pessoas de todo o mundo…Foi assim que há alguns anos reencontrei amigos no Brasil e no exterior. 

Por um lado, tudo isso é fantástico; mas por outro… 

Navegando na internet é fácil constatar a enorme quantidade de pessoas que utilizam as redes sociais para projetar uma imagem que,  muitas vezes, não condiz com a realidade.  Uns fazem questão de registrar pelo twitter que estão em um restaurante badalado, enquanto outros dedicam-se a encontrar o melhor enquadramento fotográfico do prato que acabou de chegar à mesa, e que vai esfriando…enquanto entra no Facebook. 

Para esse perfil de pessoa só faz sentido fazer um check-in no 4Square se estiver no aeroporto.  E numa rodoviária, causaria o mesmo efeito?  “Olha como eu sou bacana, estou aqui em tal restaurante, aeroporto, barzinho…”. Realisticamente, essa “persona digital” não estaria tentando valorizar sua imagem perante os outros?  Mesmo que esses atributos possam não trazer elementos verdadeiros de sua personalidade e individualidade?  Por outro lado, essa forma de se mostrar ao mundo não estaria reforçando, mesmo que implicitamente, certa carência ou insegurança?

O simples fato de controlar um avatar e assumir “personas digitais” dentro do universo das redes sociais, poderia caracterizar ações inconcebíveis no mundo real.  Como seria transportar para a realidade aquilo que se faz nas redes sociais?

Muitas pessoas sentem-se orgulhosas por ter 300, 500 ou 915 amigos na rede.  E na vida real, será que é tão simples “adicionar amigos” ou é preciso ponderar?  Identificar-se com o papel representado por si próprio poderá distanciá-lo de sua própria natureza.  Não seria essa uma forma de compensação?  Aqui, proponho uma reflexão sobre o tipo de “vida” que temos online.  Será que dessa forma estaremos realmente criando uma “identidade pessoal”.

Imagine se os seus seguidores no Twitter, literalmente, o/a seguissem em todos os lugares?  E se as pessoas andassem por aí, carregando um cartaz anunciando o seu status de relacionamento e orientação sexual; cutucassem pessoas na rua, ou mesmo deixassem um “post it” com a palavra “Curti” estampado na sua camiseta?  Seria bem estranho…

Pois é, no intuito de desvendar as características sociais do nosso tempo, o vídeo abaixo: Can I be your friend?,  faz uma analogia entre esses universos, traçando um paralelo entre a vida “online” e a “off-line”.   


Esse viral foi usado pela The National English Opera, para promover em Londres a opera entitulada Two Boys, que levanta o véu sobre os perigos de viver nossas vidas online.

E você, “curtiu” esse post? 🙂

 

Anúncios

4 Respostas to “Redes Sociais: Quem sou eu? Quem é você?”

  1. Isis outubro 19, 2011 às 11:15 #

    Muito bom Cris ! Bjo

    • Cristina Cipolla outubro 19, 2011 às 17:06 #

      Isis querida!
      Que bom te ver aqui no Blog! Fico feliz que tenha gostado do post.
      Obrigada!
      Bj grande

  2. Isah agosto 26, 2011 às 23:37 #

    Haha, Cris, eh a Isah!! realmente mto bom esse post!! Vamos tentar fazer isso um dia como o cara do video, e ver a reaçao das pessoas XD

    • Cristina Cipolla agosto 27, 2011 às 10:40 #

      Isah!!! Obrigada querida!
      Bom receber seu comentário. Imagina fazer isso com os amigos…Seria no mínino, divertidíssimo! hahaha
      E quem sabe, discutir esse comportamento em sala de aula/Filosofia…Um bom tema + vídeo! Fica aí a “sugestão”… 🙂
      Bj grande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: