Uma “cena” com aspargos

13 jul

Cozinhar com tranquilidade é um prazer.   Tudo flui melhor. 

Uma noite dessas, resolvi me aventurar na cozinha.  Queria criar algo que combinasse com uma noite fria de inverno, mas que fosse leve e fácil de preparar.   Enquanto meu marido se encarregava do vinho e da seleção musical – um jazz contemporâneo -, busquei no armário da cozinha, no canto superior esquerdo,  um vidro de aspargos em conserva que eu tinha comprado há dias; mas com o corre-corre, ficou esquecido ali.

Coloquei tudo em cima da mesa: um saquinho de creme de aspargos – para dar mais consistência à receita -, uma cebola media, manteiga, uma latinha de creme de leite light (poderia ser fresco, também), um pouco de salsinha desidratada, 400ml de leite semi-desnatado  e um vidro de aspargos.  

O silêncio lá fora, imperava.   Parecia que o bairro todo estava de férias (!).  Mas como não dá para evitar a Lei de Murphy…precisei usar o liquidificador por alguns minutos intermináveis, para misturar duas xícaras de aspargos cortados, junto com o leite.  Feito isso, numa panela, dourei a cebola picada com manteiga e um pouco de azeite.  Em seguida misturei 200ml de água com a sopa de saquinho, mexendo sem parar.  Optei em usar essa sopa em vez de utilizar o caldo em cubinhos e a farinha de trigo.  Depois, na mesma panela, acrescentei os ingredientes que estavam no liquidificador.  Após ferver, abaixei o fogo e deixei cozinhar por mais cinco minutinhos.

Com uma vida tão corrida – filhos, trabalho, família, problemas, compromissos, estudo…é preciso criar momentos para o casal.  Sem esses espaços, é praticamente impossível manter uma relação equilibrada.  Criar um jantar, é só um exemplo; há outras maneiras de se “regar a plantinha”.

Passados cinco minutos finais, desliguei o fogo;  misturei alguns pedacinhos pequenos de aspargos, um pouquinho de salsinha desidratada; o creme de leite mexendo sempre...

Como acompanhamento acrescentei croutons: pedacinhos de pão, regados com azeite, orégano e parmesão, deixados por alguns minutinhos no forno.

Uma mesa bem posta, o creme de aspargos, um saboroso vinho, música suave… um ambiente aconchegante para os protagonistas da cena: o casal. 

“Uma receita é apenas um tema, o qual um cozinheiro hábil brinca com suas variações” – Madame Benoit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: