Vizinhos e outras coisas mais…

3 jun

Nada melhor que chegar em casa, após um dia intenso de atividades.  Curtir os filhos e o marido.  Tomar um banho, colocar uma música, conversar sobre como foi o dia.  Abrir um vinho, jantar com a família, assistir um filme ou algo parecido.  E mais tarde, ler e dormir.

Isso, se o vizinho do andar de baixo colaborasse!  Mas parece que a dinâmica lá, é outra.

O que acontece que meu vizinho não consegue ficar em silêncio?   No mínimo,  isso é uma grande falta de civilidade e respeito para com os outros moradores do condomínio.   Não me refiro a um condomínio de casas de campo, com jardins enormes e vizinhos distantes.  Mas de um condomínio vertical, localizado em São Paulo, com “vizinhos separados por paredes”.

A opção de morar em condomínio exige uma mudança de conduta, afinal estamos dividindo o espaço com outras pessoas com características e valores diferentes.   Brigas, movimentação de móveis, bateção de portas, tom de voz, discussões, barulhos de madrugada são comportamentos inadequados e desrespeitosos.   Será que eles  não percebem que agindo assim, estão expondo sua própria intimidade?  Sem esquecer do cachorrinho, que late sem parar.  Esse é um caso típico para o Encantador de Cães, Cesar Milan!   Afinal, o cachorro reflete aquilo que vive no ambiente…e que ambiente!

Evidente que isso acaba tendo  influência negativa no dia a dia da minha família e no meu: descanso, trabalho, estudos, horários, humor, saúde; ficam no mínimo prejudicados.  O que não é nada agradável.

Por outro lado, essa questão  – vizinhos – fortalece ainda mais minha filosofia de vida.  O convívio familiar é algo muito importante.  Claro que não existe uma fórmula que se aplique a todos os casos.  Mas uma família fundamentada numa base sólida, no respeito e no amor permite que as diferenças sejam conciliadas (ainda que umas mais facilmente que outras).  E a partir desse entendimento, fica mais fácil  fazer as mudanças necessárias para alcançar objetivos maiores.

A propósito, alguém conhece um “encantador de vizinhos?” 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: