Rede: Hablar al mundo

27 maio

Disposta a tornar público desabafos sobre seu cotidiano em Havana, a jornalista, filóloga e blogueira cubana Yoani Sánchez recorreu a internet.  O  único espaço – na ocasião – ainda não regulamentado pelo governo da ilha.  A repressão tecnológica do governo cubano, a obriga – até hoje – a utilizar todo tipo de estratégia para unir-se ao mundo.

Batizado de Generacion Y,  o nome para o blog surgiu em alusão à geração de cubanos que, como ela, receberam nomes iniciados pela letra “y” e que cresceram em uma Cuba  pós-revolução.

Yoani Sánchez que desde 2007 desafia o regime de Fidel e Raul Castro, alcançou um resultado quase imediato.  Ganhou vários prêmio: Ortega y Gasset (2008), Maria Mors Cabot (2009), Príncipe Clauss (2010).  Impedida pelo regime cubano, de sair do país para receber as homenagens internacionais,  em 2008 foi considerada uma das cem personalidades mais influentes do planeta pela revista “Time”.  Curioso é que seus próprios vizinhos, desconheciam o fato.

No início do ano, Yoani começou a escrever uma coluna quinzenal para o jornal O Estado.

WordPress: Un blog para hablar al mundo” é o livro mais recente de Yoani Sánchez.  É uma análise das mais de quatrocentas páginas onde ela relata a experiência de gerir um blog, a partir de um país mergulhado na censura.

Se tiver algo a dizer ao mundo, Yoani ensina como criar e manter um blog, sobretudo em circunstâncias singulares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: