Mudança…

20 maio

Mudança gera movimento.  Mas movimento gera mudança.  Portanto, o inverso é verdadeiro também!   Novos horizontes e expectativas.   Mistura de alegria, insegurança, ansiedade, tristeza, sobretudo muito trabalho! Afinal, precisamos carregar nossas coisas junto.  Será que esse processo pode ser mais prazeroso e consciente?

Recentemente mudei de casa.  Da criação do meu blog à minha mudança, até chegar nesse post…muita caixas foram abertas!  Digo que mudar é sempre bom.  A palavra por si só sugere  movimento, transformação, reorientar, redirecionar.  E se for uma mudança de rotina, de caminhos, de casa ou escritório; de cidade ou país, já estaremos fazendo um movimento em nossas vidas.

Mudei para um lugar maior, que propiciou a mim e minha família mais conforto, segurança e bem estar.    Mas não foi só isso.  Durante minha mudança vivenciei um processo muito particular – antes e depois – e que me trouxe algumas reflexões.   Tinha a sensação de não mais me encaixar naquele contexto – em parte dele.  Um processo de abrir mão do antigo para receber o novo: padrão de pensamento; postura; relacionamentos que perderam seu significado; valores que não acreditava mais.  Sem falar nos objetos, roupas, papéis…Quantas coisas acumulamos!  Esse é um excelente momento para passar adiante e se desfazer de coisas que não usamos mais e que não tem mais o mesmo significado de antes.  Se até este momento elas não foram necessárias, descarte-as.

Tem gente que exagera no empacotamento das caixas querendo “enchê-las a qualquer custo”.  Tudo tem seu preço.  O apego também!  Doe para alguma instituição, inclusive há algumas que vão até nossas casas buscar as doações.

Cinco dias antes da data marcada, comecei a mudança pelo meu quarto.  Significativo!  Assim, é possível fazer um pouco por dia.   Fica menos cansativo, além do que  possibilita uma organização maior das nossas coisas.  Entendo que essa é uma atividade muito pessoal, por isso não acho bacana um estranho ter acesso ao nosso mundo particular.  Melhor deixar que eles se encarreguem dos móveis etc.  Fazer essa arrumação pode ser muito prazeroso, tudo depende do foco que damos a isso.

Coloquei uma seleção de músicas, abri bem as janelas.  Comecei  então a redescobrir minhas próprias coisas.  Separei  objetos pessoais,  roupas, cartas, cartões.  Fotografias de família e infância, (importantíssimo para uma canceriana clássica como eu 🙂  Também separei meus livros, agendas, lembranças de viagens…pensamento longe.   Inevitável não pensar em tudo que já vivi:  experiências, lugares que visitei, pessoas que conheci.  Dificuldades superadas, conquistas alcançadas, pessoas que chegaram e foram embora, outras que permaneceram e se transformaram…

Às vezes olhar para trás nos ajuda a olhar para a frente!  Mexer nos armários, em arquivos,  é um processo de reencontro com determinados momentos de nossas vidas.  Certamente encontraremos parte da nossa história ali.  Com um olhar mais apurado e mais maduro, me permiti fazer uma análise mais profunda de quem sou hoje, em quem me transformei.

Mudança é inevitável.  Todos temos que lidar com ela em algum momento de nossas vidas.  Por outro lado, o crescimento é opcional.  Entretanto, pessoas que evitam crescer, muito provavelmente terão dificuldade em alcançar seu potencial.  “Nunca é tarde demais para mudar o rumo de nossas vidas. Se não mudamos, não crescemos, se não crescemos não estamos verdadeiramente vivendo”.   Alfred Nobel

Organização concluída!  Sensação de renovação.  Agora é entrar com o pé direito; seja  na sua nova casa, escritório, emprego ou uma mudança de postura.

Um brinde ao início de um novo ciclo!

E você, tem feito mudanças em sua vida?

3 Respostas to “Mudança…”

  1. Regina Cipolla maio 30, 2011 às 16:24 #

    Muito legal este texto. Nos faz refletir e ponderar o que realmente vale a pena mantermos.
    A sensação experimentada após uma bela “faxina” nos guardados, é indescritível. Renovar é sempre muito bom. Parabéns pelo blog. bjs

    • Cristina Cipolla maio 30, 2011 às 17:18 #

      Re, que surpresa boa! Adorei que veio conhecer meu blog 🙂
      Esse é apenas o começo…Cada dia descubro novas coisas aqui.
      Gostei do seu comentário…Renovar sempre!
      Bj grande

Trackbacks/Pingbacks

  1. MUDANÇAS « INSPIRATIONS AND ELATIONS - novembro 9, 2011

    […] Acessem aqui!!! […]

Deixe um comentário

